Mais de 20 mil participam do Dia do Basta em Rio Branco em manifesto pacífico

Milhares de acreanos tomaram as ruas do centro de Rio Branco nesta sábado, 22, durante o Dia do Basta. A concentração ocorreu em frente ao Palácio do Governo e o evento ficou marcado para a história do Acre.

ManifestoRBo Acre 3
Manifestantes tomaram as ruas de Rio Branco (Foto: Fabio Pontes)

Pessoas de todas as fixas etárias levaram seus cartazes mostrando as variadas reivindicações. Uns protestavam a retirada do PT do poder, outros por saúde, segurança, concursos públicos, pavimentação de ruas e, vários pediam por Justiça em relação ao caso G7. Diversos grupos também aproveitaram o evento e pedia a volta do Telexfree, suspenso pela Justiça na semana passada.

Com gritos de “fora PT”, “Dilma, o Brasil precisa de Educação”, “o povo unido jamais será vencido”, “Polícia, Polícia, Polícia Federal prende todo mundo pra nação ficar feliz” e “Ei, Tião, cadê a Educação?” o momento mais marcante foi o Hino Nacional e o Hino Acreano cantado por milhares de manifestantes ao cruzarem do Primeiro Distrito ao Segundo Distrito da cidade.
bastatalita
Mais de 30 mil participaram do Dia do Basta (Foto: Talita Oliveira)

A jovem Marlúcia Souza, 24 anos, que protestava contra a corrupção, não escondeu a emoção na hora de cantar o Hino Nacional. “É a nossa pátria amada. É Brasil. Nós precisamos de um país melhor para nós e para nossos filhos e netos. Chega de corrupção. O povo quer melhorias”, disse.

basta1
Manifestante pinta os seios para o Dia do Basta (Foto: Talita Oliveira)
O percurso do Dia do Basta foi feito na Rua Porto Leal, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Marechal Deodoro e a Avenida Ceará.
A maioria dos participantes do evento faz parte da Manifestação do Dia do Basta no Facebook.


Pedro Melo, 38 anos, levou a família para a manifestação. Com cartazes contra a corrupção e investimento na segurança e saúde, ele disse ter sido uma das melhores manifestações que já participou.

“Foi uma movimento pacífico onde puderam participar o público mais jovem e os velhos. Essa é a hora do povo se unir para pedir melhorias para o nosso Estado e país. Não podemos esperar. Devemos lutar”, comentou.



curagay
Classe GLBT participa de movimento (Foto: Arquivo Pessoal)
‘Cura Gay’

Muitos homossexuais participaram do Dia do Basta para protestarem sobre a “cura gay”. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou na terça-feira, 18, o projeto de lei que determina o fim da proibição, pelo Conselho Federal de Psicologia, de tratamentos que se propõem a reverter a homossexualidade. O projeto é de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO).


Incidentes
Em manifestação pacífica e sem confronto com a polícia, porém, peequenos incidentes ocorrem durante o movimento. O mais agudo foi registrado em frente ao Banco Itaú, na Marechal Deodoro, quando algumas pessoas tentaram arrombar lojas. Pequenas bombas foram soltas no meio da multidão, mas ninguém ficou ferido.

Comentários

Postagens mais visitadas