Pizzolato diz que 'prefere morrer' a cumprir pena no Brasil

De Roma
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Mastrangelo Reino - 29.out.2014/Estadão Conteúdo
    O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato
    O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato
O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato afirmou nesta segunda-feira (4) ao senador italiano Carlo Giovanardi que "prefere morrer a descontar a pena por anos em uma penitenciária do Brasil".   

Giovanardi, que é o chefe do partido Área Popular na Comissão de Justiça do Senado, teve uma reunião com o brasileiro e seu advogado, Alessandro Sivelli, e divulgou uma nota explicando os temas debatidos entre eles.   

O parlamentar pediu ao ministro da Justiça local, Andrea Orlandi, que "revogue" a decisão de extraditar o acusado no processo do Mensalão ao Brasil. Segundo Giovanardi, a medida "coloca em risco a vida de Pizzolato, que se colocou a disposição de cumprir a pena na Itália, mesmo com o legítimo pedido de revisão do processo em que foi envolvido no Brasil".   

"Pizzolato obteve a negação da extradição da Corte de Apelo de Bolonha enquanto a Corte de Cassação jogou a decisão para o governo italiano que, incompreensivelmente, estabeleceu que Pizzolato, cidadão italiano, deve ser extraditado ao Brasil em 11 de maio", destacou o líder do AP.   

Na semana passada, Giovanardi já havia apelado para o governo rever a decisão contra o ítalo-brasileiro, dizendo que era "incompreensível" sua extradição.

O caso

No dia 24 de abril, o ministro Andrea Orlando deu um parecer favorável à extradição do ex-diretor do Banco do Brasil.   

Pizzolato, que possui também cidadania italiana, foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do Mensalão, mas fugiu para a Itália com um passaporte falso. Ele acabou sendo detido em fevereiro de 2014, em Maranello, por portar os documentos de seu irmão, que havia falecido em 1978.   

A decisão de Orlando veio ao encontro do veredicto da Corte de Cassação de Roma, em fevereiro, que reverteu uma decisão do Tribunal de Bolonha e autorizou a extradição. Na primeira sentença, a vinda do ex-diretor ao país tinha sido negada sob argumento de que os presídios nacionais não têm condições de manter a integridade física de Pizzolato. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Ampliar

Veja os condenados do mensalão que foram presos 71 fotos

59 / 71
5.fev.2014 - A Interpol divulgou em seu site uma imagem que seria do passaporte encontrado com Henrique Pizzolato, na Itália. O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, que estava foragido desde novembro, foi preso nesta quarta-feira. Condenado no julgamento do mensalão, ele estava com o passaporte de seu irmão Celso Pizzolato, morto em um acidente de trânsito. A Interpol não informou se a pessoa na foto é H

Comentários

Postagens mais visitadas