Enfrentamento da violência contra o  idoso

Participei hoje das atividades inerentes ao Dia de enfrentamento a violência contra o idoso. Como convidado e sendo admirador das causas dos idosos estive conversando com todos que lá estiveram, indistintamente.

A questão do idoso me preocupa. Me preocupa o fato de não termos políticas públicas efetivas e eficientes voltadas para os mais de 14 milhões de idosos que temos no Brasil.

No Acre não é diferente. Temos evoluído, mas não o suficiente. O estado tem quase 48 mil idosos, sendo que Rio Branco é a cidade  que tem um maior número, totalizando 21 mil idosos.


Desses, uma grande  maioria é totalmente dependente, sem condições de fazer as atividades básicas do cotidiano, tais como comer, tomar banho e ir ao banheiro sozinho.

O Conselho Estadual do Idoso, tendo a frente o dr. Ismael Neto, tem dado exemplo no trato das questões que envolvem os idosos. Porém, só o Conselho não é suficiente para que avanços aconteçam.A violência contra o idoso é um assunto que fere fundo a alma de todos aqueles preocupados com a causa.


Precisamos sair do discurso e passar a prática.

Com muita dificuldade os idosos se reuniram hoje, atrás do  Palácio Rio Branco. Externaram o que pensam e falaram de suas dificuldades depois de uma vida dedicada ao trabalho.


Infelizmente, no Brasil, os idosos são tratados como produtos descartáveis após o uso. São tratados como lixo, desde a aposentadoria que recebem até o atendimento que recebem por parte do poder público.


Por ocasião do manifesto dos idosos não verifiquei nenhuma autoridade ligada a área social e direitos humanos. Ponto para o Saerb que disponibilizou água e para o SAMU que colocou a postos uma ambulância e equipe de paramédicos.

São poucas as pessoas que se dispõem a defender a causa do idoso, muito embora em quase todas as famílias tenhamos idosos.

As dificuldades para que o manifesto fosse realizado foram muitas. Quem faz parte dos conselhos Estadual e Municipal sabe muito bem do que estou falando. Para os idosos as dificuldades são impostas sempre em caráter redobrado. Uma vergonha!

O Estatuto do Idoso está em vigor e deve ser cumprido.

Comentários

Postagens mais visitadas