Novos nomes no tabuleiro sucessório de Angelim

Texto: Nelson Liano Jr - Jornal A Gazeta





Quanto estive em março em Istambul, na Turquia, conversei com o ex-ministro José Dirceu (PT). Na ocasião, ele me afirmou que o candidato do PT à prefeitura de Rio Branco será o deputado federal Sibá Machado (PT-AC). A recente visita do ministro Aluí-sio Mercadante ao Acre confirmou o prognóstico de que os cardeais do Diretório Nacional do PT querem o parlamentar para a disputa da sucessão do atual prefeito Raimundo Angelim (PT).

No entanto, paralelamente, têm surgido outros nomes que poderão ser os candidatos da Frente Popular. As especulações não param e jornalistas e políticos criam argumentos em torno de outros possíveis postulantes à candidatura das eleições na Capital em 2012. Em Florianópolis, durante o encontro da Unale, o deputado Walter Prado (PDT) queria divulgar uma carta em que setores políticos relacionados a pequenos partidos da FPA querem o deputado estadual Edvaldo Sousa (PSDC) na disputa. Nesse caso, o dublê de apresentador de TV e parlamentar representaria uma possível ala insatisfeita de alguns partidos com a organização e a distribuição de cargos da FPA.

O próprio Edvaldo Sousa não confirma a sua pretensão de concorrer ao cargo, mas tampouco desmente. O fato é que o apresentador do Gazeta Alerta é uma das figuras mais conhecidas de Rio Branco. Basta saber se a popularidade televisa seria transferida naturalmente para a preferência do eleitorado. Edvaldo, até mesmo pelo estilo do seu programa, também é um dos personagens que mais conhecem os problemas da Capital. Mas nesse caso, o próprio parlamentar teria que tomar decisões profissionais importantes para assumir uma possível candidatura.

Outro personagem que poderá ser uma surpresa é o atual presidente-diretor do Deracre, Marcos Alexandre. Quanto à competência técnica de gestão não há dúvidas da sua capacidade de administração. Desde o governo Binho (PT), Marcos Alexandre tem sido o grande tocador das obras da BR-364. Além disso, conseguiu criar um clima de eficiência e união entre os funcionários do Deracre que se sentem altamente motivados. Sem falar que poderia passar uma mensagem positiva para o eleitorado jovem. Basta saber se Marcos Alexandre tem os atributos necessários para encarar um processo eletivo. Currículo de realizações não lhe falta.

Também um nome que se especula é o do atual presidente-diretor do Depasa, Gildo César. Evidentemente que se o projeto do Governo do Estado, Ruas do Povo, for um sucesso na Capital nos próximos 15 meses, Gildo, estaria na linha da frente da realização de um dos maiores desejos da maioria da população rio-branquense que é a pavimentação de ruas. Claro que Gildo considera as especulações brincadeiras. Mas como em política tudo é possível é melhor aguardar. Sem esquecer que Gildo foi um dos principais secretários de Angelim e tem grande identificação com a prefeitura.

Outro possível candidato seria o deputado estadual Geraldo Pereira (PT). Com experiências nas secretarias estadual e municipal da Fazenda, o parlamentar poderia ser útil para equacionar os problemas econômicos da prefeitura. Mas nas conversas que tive com Pereira ele descartou qualquer possibilidade de concorrer ao cargo. Pereira não se cansa de afirmar que um cargo executivo não está nos seus planos políticos no momento.

O fato é que o surgimento desses dois nomes no tabuleiro sucessório de Angelim mostra que a questão técnica e o perfil de tocador de obras estão sendo levados em consideração na escolha do candidato. Evidentemente que a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e o deputado estadual Ney Amorim (PT) não são peças descartadas do tabuleiro. O fato é que tem mais gente interessada na sucessão de Angelim dentro da FPA do que se imaginava.

Comentários

Postagens mais visitadas