A Fronteira e os Haitianos                                                               
  


A viagem realizada pelos deputados estaduais a região de fronteira serviu para que todos pudessem verificar in loco a situação vivida pelas comunidades de Brasiléia e Epitaciolândia, que a cada dia se torna mais sufocante com a chegada de pessoas do Haiti, Bangladesh, Senegal e República Dominicana.

Desde 2010 com a chegada dos primeiros haitianos que o governo do  Acre busca uma solução em nível institucional, com as autoridades de Brasília dando pouca atenção para um problema que se avolumou e ficou insustentável.

Por outro lado temos os haitianos, quase que todos extremamente pobres em busca de um lugar ao sol sendo enganados pelos  coiotes que vendem a todos eles a falsa impressão que o Brasil é o País das grandes oportunidades.

Por Brasiléia mais de cinco mil haitianos já passaram e atualmente mais de mil e duzentos lotam um antigo clube. Reclamam  das condições de acomodação ,do arroz, da carne mal passada, da demora na liberação de documentos, enfim, existem reclamações de todos os lados. O fluxo migratório parece não ter fim. Ontem mesmo mais vinte e dois haitianos chegaram a Brasiléia. Encontra-se com eles em todos os lugares. Bancos, Correios. parques e centro da cidade.

Profissionais médicos já temem pela disseminação do vibrião colérico, hepatites e Aids pois há evidências de  casos dessas doenças.

Por outro lado as reclamações da comunidade de Brasiléia começam a ganhar uma nova dimensão, uma vez que constantemente imigrantes são encontrados urinando e defecando ao ar livre próximo a residências.

O problema deve ser resolvido urgentemente pelo governo Brasileiro e o tempo se exauri para que medidas efetivas sejam tomadas.

O Estado já gastou mais de dois milhões de reais, dinheiro que poderia ter sido investido em nossas comunidades da periferia que são quase sempre carentes.

Entendo que os acordos internacionais de ajuda humanitária devem ser preservados, porém, o Acre é um estado reconhecidamente pobre e sozinho não conseguirá  solucionar esse problema.

Comentários

Postagens mais visitadas