Descaso e irresponsabilidade



São várias as reclamações e denúncias envolvendo o aeroporto de Rio Branco. Desde a sua localização que é bastante questionada, as condições da pista onde os aviões pousam aos solavancos e principalmente a falta de respeito com os passageiros.
Ontem  foi um desses dias. Me aventurei a deixar alguns parentes  para embarcarem as 2:10 da madrugada no voo da TAM. Para efeito de informação a estrada que dá acesso ao aeroporto parece uma colcha de retalhos com tantos remendos mal feitos onde fica visível as depressões na pista de rolamento. A situação fica mais complicada a partir da rotatória que dá acesso ao aeroporto. A pista mais parece uma tábua de pirulito devido a quantidade de buracos. Uma vergonha!
Chegando ao tal aeroporto internacional as bagagens foram despachadas e posteriormente os passageiros se dirigiram a sala de embarque. Deu duas, duas e meia, três, três e meia e só aí alguém informou de forma não oficial que por causa das condições do tempo( muita neblina, pouco teto, essas coisas) o avião teria voltado a Porto Velho onde iria reabastecer. Informações truncadas ao que parece de propósito para ludibriar as pessoas. As quatro da manhã por meio do serviço de som interno, que  não tem nenhuma qualidade( não se consegue entender o que falam) os passageiros foram comunicados que o voo foi cancelado, mas que seriam realocados em outro avião. Para tanto, deveriam pegar as bagagens na sala de desembarque. Assim foi feito e a partir daí começaram as reclamações, justas, diga-se de passagem. Ninguém sabia até as quatro horas da madrugada qual a solução para o problema. Quem tinha conexão a fazer foi logo descartado. Os demais foram dispensados com a promessa de que embarcariam em um novo voo hoje.
Com as companhias aéreas o direito do consumidor é jogado na lata do lixo. Fazem o que bem entendem. Tem-se a impressão de que estão fazendo favor ao consumidor(passageiro).
O Acre é um dos estados onde os trechos de passagens são mais caros e temos um serviço de péssima qualidade. As instituições reguladoras desses serviços, que são outorgados pelo poder público,  que deveriam fazer o dever de casa,  pouco fazem ou nada fazem. Para que serve a Agência Nacional de Aviação?
E os prejuízos sofridos pelos passageiros? Quem irá repará-los?  Ontem mesmo eu via um  Ministro irritado com o descaso e irresponsabilidade. Só tem um jeito. Todas as vezes que o cidadão se sentir prejudicado pelas milionárias empresas aéreas, ajuizar ações por danos morais e materiais(se for o caso) exigir os seus direitos.
Nós que moramos no Acre viajamos em aviões velhos, pegamos voos de madrugada, sempre somos colocados em salas de embarque de terceira categoria(Brasília é um exemplo. Todas as vezes mandam a gente descer aquela escada, mudar de portão de embarque, entrar naquele ônibus , e só então chegamos ao avião.)Parece de propósito, e ainda encontramos o pessoal de bordo com a cara mal humorada.
O que aconteceu ontem aqui em nossa capital, em outro local, outra cidade, o pau teria quebrado. Porém, somos pacatos, ordeiros até demais. Mas um dia a paciência acaba.




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