Descaso e
irresponsabilidade
São várias as reclamações e denúncias envolvendo o aeroporto
de Rio Branco. Desde a sua localização que é bastante questionada, as condições
da pista onde os aviões pousam aos solavancos e principalmente a falta de
respeito com os passageiros.
Ontem foi um desses
dias. Me aventurei a deixar alguns parentes
para embarcarem as 2:10 da madrugada no voo da TAM. Para efeito de
informação a estrada que dá acesso ao aeroporto parece uma colcha de retalhos
com tantos remendos mal feitos onde fica visível as depressões na pista de
rolamento. A situação fica mais complicada a partir da rotatória que dá acesso
ao aeroporto. A pista mais parece uma tábua de pirulito devido a quantidade de
buracos. Uma vergonha!
Chegando ao tal aeroporto internacional as bagagens foram
despachadas e posteriormente os passageiros se dirigiram a sala de embarque.
Deu duas, duas e meia, três, três e meia e só aí alguém informou de forma não
oficial que por causa das condições do tempo( muita neblina, pouco teto, essas
coisas) o avião teria voltado a Porto Velho onde iria reabastecer. Informações
truncadas ao que parece de propósito para ludibriar as pessoas. As quatro da
manhã por meio do serviço de som interno, que
não tem nenhuma qualidade( não se consegue entender o que falam) os
passageiros foram comunicados que o voo foi cancelado, mas que seriam realocados
em outro avião. Para tanto, deveriam pegar as bagagens na sala de desembarque.
Assim foi feito e a partir daí começaram as reclamações, justas, diga-se de
passagem. Ninguém sabia até as quatro horas da madrugada qual a solução para o
problema. Quem tinha conexão a fazer foi logo descartado. Os demais foram
dispensados com a promessa de que embarcariam em um novo voo hoje.
Com as companhias aéreas o direito do consumidor é jogado na
lata do lixo. Fazem o que bem entendem. Tem-se a impressão de que estão fazendo
favor ao consumidor(passageiro).
O Acre é um dos estados onde os trechos de passagens são mais
caros e temos um serviço de péssima qualidade. As instituições reguladoras
desses serviços, que são outorgados pelo poder público, que deveriam fazer o dever de casa, pouco fazem ou nada fazem. Para que serve a
Agência Nacional de Aviação?
E os prejuízos sofridos pelos passageiros? Quem irá
repará-los? Ontem mesmo eu via um Ministro irritado com o descaso e irresponsabilidade.
Só tem um jeito. Todas as vezes que o cidadão se sentir prejudicado pelas
milionárias empresas aéreas, ajuizar ações por danos morais e materiais(se for
o caso) exigir os seus direitos.
Nós que moramos no Acre viajamos em aviões velhos, pegamos voos
de madrugada, sempre somos colocados em salas de embarque de terceira
categoria(Brasília é um exemplo. Todas as vezes mandam a gente descer aquela
escada, mudar de portão de embarque, entrar naquele ônibus , e só então
chegamos ao avião.)Parece de propósito, e ainda encontramos o pessoal de bordo
com a cara mal humorada.
O que aconteceu ontem aqui em nossa capital, em outro local,
outra cidade, o pau teria quebrado. Porém, somos pacatos, ordeiros até demais.
Mas um dia a paciência acaba.
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