Respeitem os idosos!

Participei  hoje da abertura de um Seminário sobre os Aspectos Psicológicos e Sociais do Processo de Envelhecimento que acontece no auditório da Fecomércio e se estenderá até o dia 22.

Temas como o envelhecimento saudável no Brasil, O TSI no Brasil e os Estados da Região Norte, o papel do Conselho de idosos no cenário atual, violência contra a pessoa idosa- panorama e alternativas, enfim várias abordagens de interesse dos próprios idosos e também da sociedade.

O que me causa estranheza nesses eventos é não verificar a presença de nenhum representante ligado ao Estado e Município para se inteirar e compartilhar as experiências vivenciadas durante um Seminário desse porte.

Infelizmente vivemos em um País que não dá o devido tratamento aos cidadãos e cidadãs que conseguem chegar até a velhice. O que vemos são políticas públicas ainda tímidas no que diz respeito a essa questão.

Na verdade, uma legião de pessoas abnegadas, e são poucas, cuidam nesse Estado das questões atinentes aos idosos.

Os idosos devem ser respeitados em seus direitos e para isto não basta ter um Estatuto que os defenda.

Se faz necessário ações efetivamente voltadas para as questões relacionadas ao idoso que no Acre já são 47 mil e em Rio Branco quase 25 mil.

A título de informação:  Temos no Brasil 22 milhões de idosos e em 2025 de acordo com as projeções,  seremos a sexta maior população idosa do mundo.


Acordem autoridades! Vamos defender os idosos!

Comentários

Postagens mais visitadas