terça-feira, dezembro 31, 2013



  
                 FELIZ ANO NOVO!!!




Que nesse ano Deus nos ensine a Paz, e que estejamos todos prontos para ouvir, Que os nossos erros não sejam o nosso fardo, Mas a experiência para decisões melhores, Que nesse ano a religião não seja razão para o ódio, e que os inocentes sejam sagrados, Que as diferenças não justifiquem problemas, Mas que mostrem soluções diferentes, Que nesse ano toda criança possa brincar, e que elas tenham brinquedos verdadeiros, Que seus pais não justifiquem discórdia hoje, Mas que falem dos sonhos de um futuro feliz, Que nesse ano a força seja das boas palavras, e que as palavras sejam ouvidas, Que o poder não derrube paredes sobre as pessoas, Mas que destrua barreiras entre elas, Que nesse ano as nações sejam unidas, E que a união tenha significado e seja respeitada, Que os governantes não se esqueçam que a história não eterniza a vida, frágil e passageira, Mas apenas pensamentos e ações, Que nesse ano a natureza seja mãe, E que, como filhos, tenhamos por ela o amor e o cuidado devidos, Que as ações pelo Planeta não sejam assinadas apenas pelas nações que compreendem os problemas, Mas também por aquelas que os causam...,




sábado, dezembro 28, 2013

Deu no site Agazeta.net



Deputado denuncia serviços do DNIT na 364


Atendendo ao apelo da população que constantemente trafega no trecho da BR-364 que compreende Rio Branco a Sena Madureira, o deputado estadual Edvaldo Souza percorreu alguns trechos da estrada durante o final de semana vistoriando os serviços de tapa-buracos que vem sendo realizado pelo DNIT.
“É uma pena que o dinheiro público esteja sendo mal gasto  e indo para a lata do lixo” afirmou o parlamentar depois que verificou pessoalmente a qualidade dos serviços que estão sendo realizados.
Edvaldo Souza afirmou que os buracos estão sendo  tapados com brita,  piche e uma fina camada de asfalto que está se deteriorando dias após a realização do serviço, o que só vem a comprovar que o serviço é de péssima qualidade.
“Estive recentemente percorrendo a BR 364- sentido Porto-Velho- e o serviço de recapagem é de excelente qualidade garantindo a segurança de quem trafega na estrada. Para nós do Acre colocam  o que de pior existe e o  custo da obra em sua medição com certeza está dentro dos padrões nacionais’’, declarou Edvaldo Souza.
O governador Tião Viana foi comunicado do fato pelo parlamentar e afirmou que várias vezes já entrou em contato com o DNIT denunciando o trabalho que está sendo mal feito, mas até agora nenhuma providência foi tomada.
Edvaldo Souza, deputado mais votado em Rio Branco foi enfático ao afirmar que vai protocolar denuncia junto ao Ministério Público Federal e pedir que haja uma apuração detalhada dos fato

Deu no site Contilnet


Deputado Edvaldo Souza denuncia serviços do DNIT na BR-364 e vai acionar o MPF

O governador Tião Viana foi comunicado do fato pelo parlamentar e afirmou que várias vezes já entrou em contato com o DNIT denunciando o trabalho que está sendo mal feito.

Assessoria

denuncia-dnit
Trecho da BR 364/Foto: Assessoria
Atendendo ao apelo da população que constantemente trafega no trecho da BR-364 que compreende Rio Branco a Sena Madureira, o deputado estadual Edvaldo Souza percorreu alguns trechos da estrada durante o final de semana vistoriando os serviços de tapa-buracos que vem sendo realizado pelo DNIT.

“ É uma pena que o dinheiro público esteja sendo mal gasto e indo para a lata do lixo” afirmou o parlamentar depois que verificou pessoalmente a qualidade dos serviços que estão sendo realizados.
Edvaldo Souza afirmou que os buracos estão sendo tapados com brita, piche e uma fina camada de asfalto que está se deteriorando dias após a realização do serviço, o que só vem a comprovar que o serviço é de péssima qualidade.
“ Estive recentemente percorrendo a BR 364- sentido Porto-Velho- e o serviço de recapagem é de excelente qualidade garantindo a segurança de quem trafega na estrada. Para nós do Acre colocam o que de pior existe e o custo da obra em sua medição com certeza está dentro dos padrões nacionais’’, declarou Edvaldo Souza.
O governador Tião Viana foi comunicado do fato pelo parlamentar e afirmou que várias vezes já entrou em contato com o DNIT denunciando o trabalho que está sendo mal feito, mas até agora nenhuma providência foi tomada.
Edvaldo Souza, deputado mais votado em Rio Branco foi enfático ao afirmar que vai protocolar denuncia junto ao Ministério Público Federal e pedir que haja uma apuração detalhada dos fatos.

                   Por falta de um grito se perde uma boiada

Essa semana  me deparei  com o caso de dona Maria. Uma senhora com pouco mais de 30 anos de idade, cinco filhos e o marido desempregado.

Portadora  de leucemia, dona  Maria veio de Marechal Taumaturgo em busca de cura para sua doença. Ficou na casa de parentes com seus cinco filhos e foi alvo de reportagem no Gazeta Alerta.

Um apelo foi feito. A reportagem foi ao ar e tão logo foi apresentada, recebi a informação de que dona Maria tinha acabado de falecer.

No estúdio o clima era de tristeza. Sabíamos que se tratava de uma família muito pobre e sem nenhuma condição.

Apelei ao bom senso de nossas autoridades para que os responsáveis pelas áreas de  Saúde e Ação Social entrassem em ação.

A família de dona Maria não tinha se quer dinheiro para comprar o caixão.

Ontem fui informado pela família que meus apelos ecoaram longe. Muito longe.

O TFD rapidamente providenciou tudo que era necessário para o translado do corpo para o município de Cruzeiro do Sul. Tudo feito com competência. A prefeitura de Marechal Taumaturgo providenciou passagens para os demais membros da família e para encerrar, a nossa comunidade, gente do povo, gente que sofre as agruras do dia a dia doou um ônibus cheio de gêneros alimentícios e materiais de primeira necessidade.

Eu, sinceramente agradeço. As autoridades que se empenharam e a população que foi fraterna e solidária nessa hora.

Quanto a mim, não fiz mais do que minha obrigação em pedir providências e exigir um tratamento digno para a família enlutada, que por sinal não conheço.


As vezes por falta de um grito se perde uma boiada.

sexta-feira, dezembro 27, 2013

                                       Rio Branco debaixo d`água



Hoje tão logo  apresentei o Gazeta Alerta aproveitei para dá uma volta pela cidade  naquele momento em que uma chuva forte castigava os Rio Branquenses.





Fiz questão de percorrer algumas vias, entre elas Chico Mendes, Amadeo Barbosa, Bairro Areal e travessa Coelho.


O que vi para mim não é novidade, mas, me deixou desanimado. Temos sérios problemas de drenagem. Temos sérios problemas de bueiros mal dimensionados que à primeira chuva não tem capacidade de dá vazão as águas pluviais.



Os resultados todos nós já sabemos. Ruas alagadas, esgotos entupidos, quintais e casas alagados, prejuízos e desespero para quem mora nos bairros periféricos, principalmente.

As vezes a pressa é inimiga da perfeição. É melhor demorar para entregar uma obra do que entregá-la com problemas a comunidade.

É exatamente o que acontece. Na travessa dos Buritis, no bairro Bahia Velha,no bairro Vitória, enfim, onde as obras apresentaram defeitos.

É obrigação de quem fez as obras(ruas, esgotos, calçadas, etc)  fazer os reparos. Pois é dinheiro nosso, é dinheiro do povo que está sendo investido.






Por outro lado o Estado e o Município devem fazer valer o que estabelece a legislação para esses casos. 


Edvaldo Souza vai representar contra bancos no MPF


Banner carro-forteCansado de esperar pelo cumprimento de uma  lei de sua autoria, que estabelece aos bancos o dever de ter o espaço adequado para a carga e descarga de valores, e, na falta desse, tal operação ser feita em horário de menos movimentação de transeuntes, o deputado Edvaldo Souza(PSDC) vai entrar com representação junto ao Ministério Público Federal pedindo o efetivo cumprimento da lei (nº 2.596).
"Chega de esperar por uma ação dos bancos, que só pensam em ganhar dinheiro e cada vez mais enriquecer os banqueiros sem ter nenhum compromisso coma população" enfatizou o parlamentar.
Edvaldo Souza disse ainda à Agazeta.Net que lamenta o fato de uma Lei Estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Tião Viana não esteja sendo cumprida por instituições públicas, principalmente o Banco do Brasil detentor das contas do funcionalismo.
"Quem achar que é inconstitucional que entre com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Supremo Tribunal Federal. O que exijo é respeito com o trabalho dos parlamentares deste estado e o cumprimento das leis", detonou o deputado.
"Os carros-fortes ficam no meio da rua, devido aos bancos não terem os espaço necessário para que os mesmos possam estacionar. No entanto, esse problema não é meu e nem da população. O que se quer é uma solução imediata e eficaz", finalizou.

quinta-feira, dezembro 26, 2013

         
Títulos definitivos para os moradores dos bairros Eldorado e Chico Mendes













É muito bom você olhar no semblante das pessoas e verificar que é um semblante de satisfação.

Foi o que vi hoje por ocasião da entrega de mais de 500 títulos definitivos aos moradores dos bairros Eldorado e Chico Mendes.

Como sempre faço nessas ocasiões, gosto do contato direto com o povo, sem intermediários. Só assim fico sabendo das reais necessidades da Comunidade, seus problemas, seus dilemas, seus anseios.

O governo do Estado( todos os órgãos envolvidos) e Aleac estão cumprindo com suas obrigações.


A população agradece.
                                   O abandono da Travessa dos Buritis




São muitas as reclamações que me chegam feitas por moradores da travessa dos Buritis, Bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral.

No período de chuvas as coisas se complicaram devido a um bueiro que não deu vazão a água que recebeu das fortes chuvas que tem  assolado nossa região nos últimos dias.

Os moradores já vinham denunciando o fato desde o verão. As chuvas de verão já anunciavam que no inverno a situação se complicaria. Infelizmente nenhuma providência foi tomada por parte de quem deveria fazer o trabalho, no caso, o DEPASA.

Como algumas coisas só funcionam na base do empurrão é esperar que providências sejam tomadas.


A foto foi enviada por um morador da travessa e retrata o lago que se forma após uma chuva.

terça-feira, dezembro 24, 2013

FELIZ NATAL!!!







Que neste Natal,

eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
e fazer por eles uma prece de paz.

Que eu possa lembrar dos que odeiam,
e fazer por eles uma prece de amor.

Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
e fazer por eles uma prece de perdão.

Que eu lembre dos desesperados,
e faça por eles uma prece de esperança.

Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
e faça uma prece de alegria.

Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
e faça por ele uma prece de fé.

Obrigado Senhor
Por ter alimento,
quando tantos passam o ano com fome.

Por ter saúde,
quando tantos sofrem neste momento.

Por ter um lar,
quando tantos dormem nas ruas.

Por ser feliz,
quando tantos choram na solidão.

Por ter amor,
quantos tantos vivem no ódio.

Pela minha paz,
quando tantos vivem o horror da guerra.        (autor desconhecido)

segunda-feira, dezembro 23, 2013

 

 
  A Gincana da Escola Armando Nogueira e a força de quem é especial

Já fazia algum tempo que não vivia aquele ambiente típico de uma Escola de  segundo grau em período de final de ano.

Muitos jovens estavam na escola para participar de uma Gincana Cultural e eu convidado que fui por um dos alunos, muito cedo já estava a postos vendo toda aquela movimentação da garotada.

Cumprimentos, abraços, saudações e beijos fazem parte do ritual da nossa juventude. Ao contrário de nós,  senhores  sisudos,as vezes mal-humorados.

Fui cumprimentado por muitos estudantes, conversei com o chefe Assis e também recebi os cumprimentos do diretor da Armando Nogueira, senhor Gercildo.

As oito e meia da manhã começou o espetáculo no auditório da escola. No primeiro ato o aluno Jonathan Barbosa caracterizava a figura de um apresentador de Televisão, que no caso era eu.Tudo como manda o figurino do Gazeta Alerta.  

Abertura com trilha sonora e lá de trás das cortinas aparece o Jonathan com voz de trovão usando os bordões e fazendo as mesmas coisas que faço quando apresento o programa de maior audiência da TV acriana.

Não faltou nada. Até o Merchandising do Pague-Pouco foi lembrado.  Um sorteio foi feito e fui convidado para subir ao palco. Só que esta parte não estava no script. Subi e como parte da brincadeira eu teria sido o feliz ganhador de um milhão. Nesse caso uma espiga de milho grande feita de isopor.

Aproveitei o espaço, cumprimentei a todos e falei da importância do trabalho que é realizado na Escola Armando Nogueira.

Agora o que me tocou o coração foi constatar a força de vontade do estudante Jonathan. É o chamado cara especial. Com problemas no sistema neuromotor desde o nascimento, esse abnegado jovem tem dificuldades na fala e na locomoção.

Nem por isso, se deixou abater por qualquer ato de discriminação ou deboche. Foi em frente, deu exemplo de superação, de raça, terminou o segundo grau e já foi aprovado em uma faculdade para fazer o curso de Assistente Social.

Esse sim, é um exemplo a ser seguido. Esse sim, pode ser chamado de herói brasileiro.

De família pobre, criado pela avó, Jonathan me disse hoje que nunca desistirá dos seus sonhos.

Não desista. Sonhar não custa nada!


domingo, dezembro 22, 2013

Deputado Edvaldo Souza participa de entrega de títulos definitivos no bairro Boa União

Para o parlamentar, conhecido por suas defesas em prol dos mais carentes, a Regularização Fundiária é um trabalho feito a várias mãos e todos estão de parabéns.
edvaldo-souza2
Deputado Edvaldo Souza/Foto: Assessoria
Num evento que contou com presença de centenas de pessoas que moram no Bairro boa União aconteceu neste sábado a entrega de títulos definitivos de imóveis aos moradores que residem naquela área da baixada.

Deputado Edvaldo Souza (PSDC) que tem adotado a causa da Regularização Fundiária como sendo uma das ações de seu mandato se fez presente e deu discurso emocionante falando da importância da ação Governamental mas, também enfatizando o trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa na aprovação de matérias que são de interesse da Comunidade.
Para o parlamentar, conhecido por suas defesas em prol dos mais carentes, a Regularização Fundiária é um trabalho feito a várias mãos e todos estão de parabéns.
“ Temos a certeza que os imóveis dos senhores agora serão mais valorizados. O documento do imóvel nada mais é do que a carteira de identidade da terra lhes garantindo acima de tudo segurança”, disse Edvaldo Souza.
Edvaldo Souza é desses parlamentares em que o povo tem prazer em cumprimentar, abraçar e fazer suas reclamações. Durante o evento o parlamentar quebrou o protocolo e pediu ao Governador Tião Viana que algumas intervenções fossem feitas em ruas do bairro que estão tendo alagamento.
O governador de imediato chamou um de seus assessores e pediu providências. Nesse momento o público aplaudiu a ação do parlamentar como também a decisão do governador Tião Viana.




Deputado Edvaldo Souza participa de entrega de títulos no Boa União

Assessoria
Num evento que contou com presença de centenas de pessoas que moram no Bairro boa União aconteceu neste sábado a entrega de títulos definitivos de imóveis aos moradores que residem naquela área da baixada.
Deputado Edvaldo Souza (PSDC) que tem adotado a causa da Regularização Fundiária como sendo uma das ações de seu mandato se fez presente e deu discurso emocionante falando da importância da ação Governamental mas, também enfatizando o trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa na aprovação de matérias que são de interesse da Comunidade.
Para o parlamentar, conhecido por suas defesas em prol dos mais carentes, a Regularização Fundiária é um trabalho feito a várias mãos e todos estão de parabéns.
edvaldo_02
“ Temos a certeza que os imóveis dos senhores agora serão mais valorizados. O documento do imóvel nada mais é do que a carteira de identidade da terra lhes garantindo acima de tudo segurança”, disse Edvaldo Souza.
Edvaldo Souza é desses parlamentares em que o povo tem prazer em cumprimentar, abraçar e fazer suas reclamações. Durante o evento o parlamentar quebrou o protocolo e pediu ao Governador Tião Viana que algumas intervenções em ruas do bairro estão tendo alagamento.



O governador de imediato chamou um de seus assessores e pediu providências. Nesse momento o público aplaudiu a ação do parlamentar como também a decisão do governador Tião Viana.










Coluna do Evandro Cordeiro

Coerência 
Outro parlamentar que tem feito um mandato exemplar tem sido Edvaldo Souza (PSDC). Edvaldo cresceu muito como parlamentar em 2014 e neste final de ano, durante a votação dos projetos, foi um exemplo de coerência ao não votar o projeto da Educação.

  Muito bom
 Questionado sobre sua ausência na votação, Edvaldo foi categórico:                                                                    “como professor entendi que o projeto deixou de atender benefícios                                                                       para a categoria”.

sábado, dezembro 21, 2013

             Edvaldo Souza participa de entrega de títulos no Boa União


Num evento que contou com presença de centenas de pessoas que moram no Bairro boa União aconteceu neste sábado a entrega de títulos definitivos de imóveis aos moradores que residem naquela área da baixada.

Deputado Edvaldo Souza (PSDC) que tem adotado a causa da Regularização Fundiária como sendo uma das ações de seu mandato se fez presente e deu discurso emocionante falando da importância da ação Governamental mas, também enfatizando o trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa na aprovação de matérias que são de interesse da Comunidade.

Para o parlamentar, conhecido por suas defesas em prol dos mais carentes, a Regularização Fundiária é um trabalho feito a várias mãos e todos estão de parabéns.

“ Temos a certeza que os imóveis dos senhores agora serão mais valorizados. O documento do imóvel nada mais é do que a carteira de identidade da terra lhes garantindo acima de tudo segurança”, disse Edvaldo Souza.

Edvaldo Souza é desses parlamentares em que o povo tem prazer em cumprimentar, abraçar e fazer suas reclamações. Durante o evento o parlamentar quebrou o protocolo e pediu ao Governador Tião Viana  algumas intervenções em ruas do bairro  que estão tendo alagamento.

O governador de imediato chamou um de seus assessores e pediu providências. Nesse momento o público aplaudiu a ação do parlamentar como também a decisão do governador Tião Viana.

sexta-feira, dezembro 20, 2013

                                      O sucesso e a felicidade



Estava eu aqui pensando com os meus botões que o mundo mudou e ao que tudo indica para pior. Nem com toda a tecnologia que hoje dispomos a felicidade parece não existir para muitas pessoas. O sentimento é o da mais pura infelicidade.

Para as questões da alma não tem tecnologia que dê jeito.  A felicidade se consegue buscando fazer boas ações todos os dias. As vezes um simples bom dia ao vizinho, um cumprimento   ao engraxate,  tratar bem sua empregada, ajudar o próximo, parece ser um bom começo.

Vivemos no mundo da eterna competição. Existem especialistas para criar seres que desenvolvam atividades acima da média, acima do QI dos seres que consideramos normais.

As crianças são bombardeadas com informações, com conteúdo programático para serem superiores, insuperáveis no mundo profissional.

Se prestarmos atenção tudo se resume a busca incessante pelo sucesso, pela fama, pelo dinheiro.

Até onde tudo isso vale a pena? Se avaliarmos detalhadamente tudo que fazemos, que buscamos, que almejamos, chegaremos  a conclusão que pouca coisa vale a pena.


Se pararmos para pensar um momento só, iremos concluir que vivemos com menos do que pretendíamos ter e com mais do que precisamos. 

Reginaldo Rossi

Deu na coluna da Gina




Claro que sim
É injusto dizer que deputado estadual não tem competência para tratar de assunto de títulos de terra. Tem, sim, haja vista que uma das obrigações do parlamento é fiscalizar as ações do Executivo.
Edvaldo Souza
O deputado Edvaldo Souza (PSDC) tem sido um gigante nesta questão dos títulos de terras. Ajudou, e muito, a população do bairro Caladinho.
Guerra
Espere para depois do recesso uma briga infernal entre deputados e super secretários de Tião Viana. Cada um lutando por seu quinhão de votos.

quarta-feira, dezembro 18, 2013

                            O Parlamento e a Regularização Fundiária


Todos os dias quando acordo  rogo a Deus para que eu tenha um bom dia e peço proteção a todos aqueles que me cercam. Não tem nada a ver com Igreja ou coisa parecida. Apenas tenho fé. Muita fé em Deus e confesso que a luta diária tem sido intensa contra todos os males, todas as demandas, todos os aborrecimentos que são atinentes a vida de todo ser humano.

Em  mais de duas décadas de jornalismo conheci todo tipo de gente pois exerci as mais variadas funções, inclusive de chefia.

A experiência nos dá o know-how necessário para conviver com todo tipo de gente. Temos excelentes profissionais. Outros nem tanto, mas nem por isso merecedores de críticas ácidas ou de desprezo.

Depois de muitos anos resolvi enveredar na política, uma área que pouco conhecia e de muita areia movediça. Mesmo assim tenho procurado fazer um mandato propositivo, voltado para os mais pobres, humildes, enfim,  para aqueles que não tem quem os defenda.

Tenho feito isso ao longo desses três anos. Apresentado projetos, indicações, requerimentos, feitos críticas quando necessário as ações do Governo e buscando alternativas para ser um interlocutor junto aos mais carentes.

Me causa nojo e náusea quando vejo figuras carimbadas que sempre criticam a favor do Governo,  abrir a boca e em alto e bom tom dizer que nenhum deputado tem participação nas ações de Regularização Fundiária desenvolvidas pelo Estado.

Quanta insensatez! Quanta dissimulação!  Quanta mentira!

Não precisa ser jurista  para saber que todo o processo de Regularização Fundiária tem que ter uma Lei que o ampare. Para isso tem que ter a aprovação da Assembleia  Legislativa. Tem que ter a aprovação dos deputados.

Enquanto parlamentar, fui o primeiro ou um dos primeiros a dizer na tribuna da Aleac  que os moradores de áreas consideradas irregulares deveriam ter o documento da terra, do terreno.

Um exemplo disso, é o Bairro Caladinho. Fiz assim com os bairros Jorge Lavocat, Montanhês, Tancredo Neves, Boa União, Areal entre outros.

Apresentei Indicações e justificativas  plausíveis para que as famílias residentes nessas áreas fossem beneficiadas com a Lei aprovada pela Aleac.

O Governador Tião Viana foi sensível a todas as reivindicações  em algumas audiências  que tratamos a respeito do assunto sempre se dispôs a colaborar, a ajudar.

Afirmar que deputado, que a Assembleia Legislativa, não tem participação nesse processo é uma falácia, uma aleivosia eivada de  inveja e de rancor que parte de gente que tem o maior interesse( e com direito) de vir ocupar uma vaga no parlamento. Porém, para que isso aconteça tem que combinar com o povo, e ficar mentindo e falando inverdades me parece não ser um bom começo.

Quanto a mim, não nasci deputado. Estou deputado e continuarei se assim o povo decidir.



                                            O choro do desespero

Bom dia amigos e amigas.

Dias movimentados na Assembleia Legislativa por conta da chegada de vários projetos do Executivo e sua respectiva análise para aprovação.

Porém, o que quero escrever nesse espaço é sobre o PCCR dos professores. O acordo inicial era para que a votação não fosse realizada ontem. As pressas o projeto entrou na pauta de votação. Representantes de sindicatos foram a Aleac dá explicações.

As divergências são gritantes entre as lideranças. Umas atreladas via osmose com o Poder Público, outras, verdadeiros professores que querem a valorização profissional.

Vi  o choro, o desespero, a angústia e a desesperança da professora Rosangela,que conheço há mais de 30 anos. Sempre lutando por causas justas para a sua categoria.

Juntamente com outros parlamentares saímos do plenário. Ao fazer a leitura dos sites e jornais de hoje vejo que o Projeto foi aprovado durante a madrugada.

A questão não  é votar a favor ou contra. A questão é de um estudo mais aprofundado a respeito da questão.

Não vou mudar meu jeito de pensar. Não posso admitir que um professor com doutorado ganhe pouco mais de 4 mil reais.

O resultado dessa falta de  salários justos para professores em todo o Brasil reflete exatamente a falta desses profissionais no mercado de trabalho