PEC que acabaria com aposentadoria de ex-governadores  caducou e  foi engavetada.


As vezes fico imaginando a cerca de excrescências jurídicas que tomam ares de algo perfeitamente normal, de algo perfeitamente legal, como se nada tivesse acontecido ou estivesse acontecendo e fosse o que se chama de ato jurídico perfeito.

Reporto-me a famigerada aposentadoria para ex-governadores. Sou daqueles que defende quer todo e qualquer cidadão só pode vestir o pijama depois que completar o tempo de contribuição e a idade for de acordo com o que prevê o texto da lei.

É assim para todos os brasileiros,   que na maioria da vezes se aposentam com um salário tão minguado que mal dar para comprar os remédios para hipertensão, colesterol, reumatismo e outras doenças típicas de quem entra no que chamam na fase da melhor idade.

Muito bem. Uma PEC que  tramitava na Assembleia Legislativa propunha o fim dessa regalia para quem assume o Executivo, ou seja, para quem chega a função de governador. A PEC acabaria com as aposentadorias para ex-governadores.

Muitos deputados assinaram o documento para que a PEC começasse a tramitar. Eu assinei esse documento sendo favorável a extinção da aposentadoria para ex-governador.

Uma comissão foi formada para analisar a proposta de emenda a constituição estadual. Hoje para minha surpresa após o discurso de alguns parlamentares tomei conhecimento que a tal comissão nunca se reuniu para deliberar a respeito de um tema que é de interesse de toda a população.

Muito se afirmou  que alguns deputados iriam mudar de ideia caso a PEC fosse a votação em plenário. Eu não duvidei dessa afirmativa, pois apesar de pouco tempo na política só ainda não vi boi voar.

Não foi preciso nenhum deputado recuar e retirar sua assinatura da PEC. Durante 60 dias, que é o prazo regimental, nada foi feito, desta forma expirando o prazo de avaliação. Em outras palavras, a PEC que acabaria com a pensão para ex-governadores está dormindo em berço explêndido em alguma das gavetas da Aleac e  não mais será votada.

Na minha avaliação a voz que ecoa das ruas, dos movimentos, da periferia, das grandes manifestações ainda não foi  ouvida por alguns políticos que se fazem de surdos.
Tenho que concordar com a revolta da população. Tenho que concordar com todas as críticas e desabafos nas redes sociais.

A classe política, com honrosas exceções, está desmoralizada. E sem querer ser o dono da verdade, completamente dissociada dos anseios populares.

Aposentadoria para quem trabalha quatro anos é uma imoralidade. É uma indecência que fere os princípios da legalidade. Enquanto um cidadão comum trabalha uma vida toda, 35 anos, para ter direito na maioria das vezes a um mísero salário mínimo.

Ser político não é carreira de estado, a exemplo de advogados, engenheiros, dentistas, médicos, policiais, professores, etc.

Reafirmo!  Sou contra a aposentadoria para ex-governador. Esse é o meu pensamento, essa é a minha posição  enquanto cidadão e enquanto deputado no exercício do mandato que me foi outorgado pela população. População essa que está atenta a essas firulas da política que apenas frustram e indignam os cidadãos de bem.

Se uma nova PEC for apresentada a respeito do mesmo tema, e isso pode acontecer, podem ter certeza, serei o primeiro a assinar. Primeiro os meus princípios, depois o jogo da política.

Cumpra-se a lei! Sou a favor do fim da aposentadoria para ex-governador.



!

Comentários

Postagens mais visitadas